PROPOSTA PEDAGÓGICA DA CRECHE


PROPOSTA PEDAGÓGICA
 Nossa Proposta Pedagógica leva em conta:
- A criança "inteira", ou seja, a possibilidade do desenvolvimento da criança como um todo;
- o relacionamento professor-criança como base de todo o trabalho desenvolvido, orientando as crianças para o diálogo, a troca de idéias e a reflexão dos acontecimentos, bem como para o entendimento de situações mais complexas, favorecendo desde pequenos o desenvolvimento de falas argumentativas;
- os interesses, as necessidades e os conhecimentos construídos previamente pelas crianças os saberes que as crianças têm necessidade de aprender;
- a participação da criança no processo de aprendizagem;
- o ambiente como uma das dimensões do currículo, e por isso a importância de sua organização;
- a arte como possibilidade de ampliação das linguagens, proporcionando diversas formas de expressão;
- que a estrutura curricular adotada não siga modelos didáticos rígidos, mas que possa buscar soluções didáticas flexíveis, moduladas e intencionais de acordo com a faixa-etária das crianças e os seus níveis de desenvolvimento;
- necessário e fundamental o aprofundamento teórico dos educadores e de todos os envolvidos com a educação para a infância.
A mesma tem como objetivo principal nortear o processo educativo que influencia decisivamente o ensino-aprendizagem da criança pequena enquanto SER único através da integração de seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. Sendo a educação é um fenômeno social, esta se subordina à estrutura e a dinâmica das relações entre classes sociais, sejam elas na escola ou na sociedade ao qual o indivíduo faz parte. Assim, levando-se em conta a realidade educacional em que estamos inseridos a Escola Creche Acap Júnor – ECAJ elaborou sua primeira Proposta Pedagógica em sintonia com a LDB de 1996 que afirma: o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB/96, capítulo II, artigo 29) juntamente com o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (RECNEI). Assim, com o intuito de direcionar as atividades a serem desenvolvidas por professores e todos aqueles que atuam junto aos alunos desta escola, esta proposta ainda está finalizando fase de elaboração para o período letivo de 2010.

Nosso sistema de avaliação informa aos pais e alunos, por meio de boletins, as conquistas e dificuldades do processo de aprendizagem, viabilizando o repensar deste processo, priorizando a atividade construtiva e consciente e o trabalho coletivo.
  

 A Escola Creche Acap Júnior - ECAJ também  realiza-se em proporcionar aos seus alunos o resgate às comemorações das datas festivas ou seja, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, São João, Dia dos Pais, Semana da Criança e Confraternização do Final do Ano.Todas contamos com a participação das crianças, e a colaboração dos pais que aprovam esse resgate vivido intensamente nestas duas fases da infância de seu (a) filho.

A Escola Creche ACAP Júnior-ECAJ é o lugar onde a criança constrói conhecimento. Desde a Educação Infantil ela assume o papel de produtor e o professor de mediador, capaz de utilizar diversas estratégias didáticas para atendê-la.
No Ensino Fundamental, oferecemos situações de aprendizagem que priorizam o estabelecimento de relações e a valorização dos conhecimentos trazidos pelos alunos.
Deste modo, permitimos que a criança se torne ator e não mero espectador do próprio conhecimento. Damos asas a sua criatividade, seus sonhos e potencialidades. Aguçamos sua curiosidade, tornado o aprendizado um possível e prazeroso desafio que se realiza a cada dia.