PPP DA CRECHE


ESCOLA CRECHE ACAP JÚNIOR- ECAJ




PROJETO POLÍTICO – PEDAGÓGICO


ITAREMA/CE
2010
Escola Creche Acap Júnior – ECAJ




Projeto Político Pedagógico
P.P.P









ITAREMA/CE
2010
INDÍCE
1.Apresentação.....................................................................................05
2.Justificativa.........................................................................................07
3. Marco Situacional..............................................................................10
4.Marco Doutrinal..................................................................................12
5. Marco Operacional............................................................................14
6. Objetivos............................................................................................16
7.Valores.................................................................................................17
8. Visão do Futuro...................................................................................18
9. Missão.................................................................................................19
10. Considerações Finais.........................................................................20
11. Referências Bibliográficas.................................................................22
12. Anexos...............................................................................................23

























Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”
                                                     Paulo Freire















AGRADECIMENTOS
À Deus, acima de tudo e de todos, pois ele é o “Autor da Nossa Fé”, porque ele é bom e eterno .
Especialmente as professoras que tanto contribuiram para realização da construção do nosso PPP. Também as mães de nossos alunos que de alguma forma participaram.
Finalmente a equipe pedagógica da ECAJ. E especialmente as professoras Dilma e Fábia, estas pessoas incansáveis, sempre preocupadas pela uma educação de qualidade.
Apresentação

O Projeto Político Pedagógico da Escola Creche Acap Júnior- ECAJ se configuram como espaço permanente de atendimento das crianças, sendo uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, de cunhos sócias, culturais e educacionais do sistema capitalista, com sede na cidade Itarema no Estado do Ceará. Tem como foco principal a promoção dos direitos humanos que representam a conquista da humanidade para garantia e ampliação de sua dignidade e liberdade.
Nessa concepção, a ESCOLA CRECHE ACAP JUNIOR- ECAJ, esta constantemente atenta para reorganizar seus tempos e espaços de modo a incorporar as diversas diferenças no qual refere-se a aprendizagem do aluno, permitindo que desfrute ao máximo suas oportunidades de desenvolvimentos atuais e futuras, para proporcionar estimulo de uma boa aprendizagem rápida e eficiente que emergem da realidade na qual a escola esta inserida, articulando sempre a produção de novos conhecimentos.
 Assim sendo a realidade desse estudo, acompanhar e elaborar a implantação do  projeto político pedagógico fundamentado em uma filosofia que distingue: o aluno como centro do processo; entende o mesmo em seu contexto global, para assim poder aproveitar sua potencialidade não só cognitiva como também sociais e pessoais; adapta o ritmo do aprender do aluno, seus objetivos e conteúdos a capacidade do aluno seu estilo, orientando-o em suas necessidades; oferece ao aluno uma imensa variedade de opções quanto ao tempo, espaço, conteúdos de tal maneira que possa ter a possibilidade de realizar seu aprendizado quer individualmente e em grupo; favorece ao aluno a participação na construção de seu conhecimento; desenvolve critérios e instrumentos de avaliação que acompanham a aluno olhando dentro do processo, mais importante é o resultado que se espera e a possibilidade de os alunos terem uma experiência escolar coerente e bem sucedida
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Creche Acap Junior- ECAJ, elaborado com o objetivo seguir as  exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96 é voltada para o atendimento prioritário do aluno, para que o mesmo, ao final dos estudos possa exercer seus direitos e deveres de cidadão.
Portanto, o PPP da Escola fundamenta-se na necessidade de conduzir o trabalho educativo proporcionando subsídios, para que o educando desenvolva suas potencialidades e a capacidade de refletir, questionar, elaborar hipóteses, enfim, construir seu conhecimento. Nesse processo evidencia-se a necessidade da participação da comunidade em especias os pais. Pois a escola faz parte do quotidiano do aluno e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.
          Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha o seu dia-a-dia. Assim, a colaboração e interação dos pais com os professores ajudam a resolver muito dos problemas escolares, dos seus educandos, que vão surgindo ao longo do seu percurso escolar.
          Finalmente, é importante ressaltar que este Projeto Político-Pedagógico não é um documento definitivo, ao contrário, tem um caráter dinâmico, possibilitando mudanças que estejam sempre de acordo com os interesses e necessidades de uma sociedade justa e igualitária.















Justificativa
A realidade educacional em que vivemos hoje nos aponta indicadores da necessidade de se criar alternativas para transformá-la. Estas estão entre as formas de gerir uma escola, de se dar uma aula e de se relacionar com a comunidade escolar e com a comunidade em torno da escola. Sendo assim, seguindo os princípios educacionais previstos nos PCNs é a legislação que a permeia, (Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente) ampliam o conceito de educação, que atravessa o muro da escola e abre suas portas, para que a responsabilidade da transformação desta realidade, não sejam apenas dela. Umas das soluções estão no estreitamento de laços entre escola e comunidade que vai gerar benefícios aos moradores e à própria comunidade escolar, ampliando a relação de respeito e confiança com a escola e promoverá sua valorização junto à sociedade. Considerando todos estes aspectos uma saída é a parceria, em busca de alternativas para que o educando seja aluno, além da sala de aula e dos dias letivos.
Quando a grade Curricular, é a mesma vista em todo o País, de acordo com o MEC – Ministério de Educação e Cultura e com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação ( Lei N. 9394/96 ).
Atende a uma população estudantil de 280 alunos, atualmente, distribuídos em tempo integral nas faixas etária de 04 meses a 07 anos.
O quadro funcional atual conta com 25 funcionários que trabalha anualmente 200 dias letivos que compreende a 1020hs/aulas (em anexo).
A ESCOLA CREHE ACAP JUNIOR - ECAJ, pressupõe a construção e a articulação do PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP na escola, pois a lógica que permeia esse compromisso se manifesta, predominantemente, na organização do trabalho pedagógico como um todo.
A compreensão do processo educativo da escola requer uma reflexão de seus profissionais sobre o seu próprio sistema de ação, concepções e conhecimentos; possibilitando assim, a identificação de novas práticas que devem ser pensadas e gestadas no interior da instituição, visando o acesso, a permanência, a formação crítica, solidária e humana do aluno, e sem vinculação a uma proposta conjunta é praticamente impossível haver mudanças.
Entendemos que, o Projeto Político Pedagógico não visa simplesmente um rearranjo formal da escola, mas o privilégio a uma qualidade em todo o processo vivido.
A construção de uma identidade e a autonomia de uma escola não é outorgada, mas construída por aqueles que ali convivem. Para tanto, atuamos no sentido de:
· Promover o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico da ESCOLA CRECHE ACAP JUNIOR - ECAJ
· Formar, orientar, acompanhar e avaliar diferentes grupos de trabalho que se fizerem necessários para o desenvolvimento de trabalho;
· Sistematizar em documentação
Nesse contexto, cabe a escola no desempenho de sua função social,, desenvolver o bem-estar físico, emocional e intelectual das crianças. Não existe riqueza material ou espiritual construída sobre a destruição de seres humanos ou do ambiente natural. A ESCOLA CRECHE ACAP JUNIOR – ECAJ oferece integração as famílias no seu papel fundamental da educação para apoiar o desempenho escolar dos seus filhos. A mesma edita que todas as crianças têm o direito à educação de alta qualidade e que a formação é a “única maneira de torná-los cidadãos digno, responsável e consciente.
A Escola Creche Acap Júnior - ECAJ atende crianças do berçário ao ensino fundamental  em regime integral das 07:00 às 17:30 horas, com toda a alimentação e necessidades. A mesma é mantida pela ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA E ASSISTENCIAL PAULO JUNIOR RIBEIRO e por colaboradores através de campanhas, e doações voluntárias, convênio com PMI.
A mesma dispõe do berçário (planejamento em anexo), Educação Infantil nos dois turnos, onde as disciplinas trabalhadas são Português, Matemática, Ciências humanas e Naturais, Arte Plásticas-Cênicas e Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde trabalha-se com Português, Matemática, História, Geografia e Arte. Com um total de 280 alunos matriculados no ano de 2010.
Para a escola a avaliação se dá através de um processo contínuo, ou seja, de acordo com os avanços que os alunos vão desenvolvendo ao longo de todo um processo de ensino-aprendizagem e os mesmos serão submetidas a um acompanhamento pedagógico do início ao final de cada bimestre através de instrumentais para a apuração do desenvolvimento do desempenho dos alunos. O acompanhamento inicial estabelece as metas a serem atingidas e serve como base para retroalimentação do processo. No relatório final incluirá os indicadores de desempenho e fatores de sucesso.
A concepção de escola que temos é a de tentar mobilizar a comunidade escolar de modo geral para a conscientização de mudanças de atitude, na busca de alternativas e soluções para os problemas que direta ou indireta interferem no seu fazer pedagógico. Assumimos a responsabilidade que este projeto será um documento que norteará o nosso trabalho pedagógico e nos dará rumo que juntos consigamos atingir nossos objetivos.





















Marco Situacional
Escola Creche ACAP Júnior – ECAJ
Localização: Centro do Itarema (zona urbana)
O processo de criação da Escola Creche ACAP Júnior – ECAJ se deu por conta de um “sonho educativo” da Professora Dilma Maria Siqueira Rios, do qual na época teve um apoio especial do vereador Fernando Hugo Siqueira Rios em tornar esse sonho em realidade.
Por tanto por meios legais, através da Associação Comunitária e Assistencial Paulo Júnior Ribeiro, foi fundada ACAPJR no dia 04 de fevereiro de 2005, sob a responsabilidade da Professora Dilma Maria Siqueira Rios, na época o espaço alugado foi na Rua Antônio Inácio n°294, na casa da Dona Francisca Otília de Freitas Marques, na cidade de Itarema, sendo uma escola comunitária, sem fins lucrativos, de cunhos sociais e educacional, atendendo ao artigo 34° parágrafo I da referida Associação, mudança do nome de fantasia ACAPJR para ESCOLA CRECHE ACAP JÚNIOR – ECAJ.
A cidade conta com uma população aproximadamente de 34.000 habitantes e está localizada a oeste do Ceará, no Nordeste do Brasil, a 220 km de Fortaleza.
A Escola Creche Acap Júnior - ECAJ , recebeu esse nome em homenagem ao comerciante Paulo Júnior Ribeiro do qual faleceu de um trágico acidente, e o mesmo era amigo especial do vereador Hugo Rios.
A Escola Creche Acap Júnior – ECAJ visa atuar nas diversas fases dessas crianças, trabalhando em tempo integral, desde o berçário ao ensino fundamental; congregado com colaboradores, associados da ACAPJR, profissionais, comunidade local e quem mais interessar.
A Escola foi criada de acordo com uma necessidade existente, através de sondagem com estatística comprovada na época da campanha do vereador Hugo Rios no ano de 2004, pois não existia no município um espaço educacional de desenvolvimento que abrangesse uma gama de serviço para atuar nas diversas fases da criança, como: berçário, educação infantil e ensino fundamental em tempo integral, para que as mães possam voltar ao mercado de trabalho em quanto seus filhos estão em evolutivo processo educacional com segurança.
A unidade escolar é gerenciada pela Associação Comunitária e Assistencial Paulo Júnior Ribeiro, tendo como diretora/coordenadora pedagógica Professora Dilma Maria Siqueira Rios, onde hoje também conta com o convênio da Prefeitura Municipal de Itarema. A instituição funciona com o seguinte ornanograma de funcionários:

Este quadro contém na parte administrativa: 01 diretora/coordenadora, 01 auxiliar de secretaria, 03 auxiliares de serviços gerais PMI, contendo 11 professoras sendo 08 professoras da PMI e 03 professoras voluntárias, 08 auxiliares de professoras voluntária e 01 cozinheira voluntária. Atendemos a um total de 280 crianças do berçário ao Ensino Fundamental.
As famílias dos alunos matriculados  nessa entidade (escola) são de origem humilde e carente, não tendo uma renda fixa. A renda familiar é obtida através da agricultura, pesca, artesanato, coco, castanha e até mesmo muita delas trabalham como empregada doméstica.
Nos últimos três anos a escola teve um crescimento em relação as matrículas, referente ao ano de 2005; onde iniciou com 80 crianças, hoje contamos com o total de 280 crianças matriculadas, por tanto, é notável o resultado satisfatório desse projeto como foco afetivo, social e principalmente a promoção de uma educação de qualidade e dos direitos humanos que representam a conquista da humanidade para garantia da defesa da efetivação dos direitos de todos, tornado-os assim alunos criativos, críticos, se desenvolvendo e avançando na parte cognitiva. As famílias têm em sua grande maioria uma situação sócio-econômica indefinida. São pessoas com baixa escolaridade e a maioria pertence à religião Católica.






Marco Doutrinal
Vivemos a época da cultura de projeto em nossa sociedade, onde enfrentamos um grande avanço com muitas inovações e de modo tecnológico, visando muitas transformações. As mudanças são rápidas e a interação com os saberes exigem cada dia mais valores, competências e habilidades.
Onde as condutas futuras fazem parte do nosso presente. Essa influência do futuro sobre nossas adaptações cotidianas só faz sentido se o domínio que, tentamos desenvolver sobre os diferentes espaços; cumprir a função de melhorar as condições de vida do ser humano. Por tanto foi pensando nesse texto com o objetivo de melhor compreender o significado e o processo PPP, Gadotti (1997); no texto fala construção do projeto político pedagógico como processo participativo e democrático, onde o passe inicial é a elaboração do marco referencial, sendo este a luz que deverá iluminar o fazer das demais etapas do PPP.
Outros autores já tratam como principal o planejamento, como simplesmente em referencial, já Danilo Gondim distingue três marcos: situacional, doutrinal e operacional; acreditamos que para termos um mundo melhor precisamos de escolas organizadas com aprendizagem significativas e de qualidade; onde o segmento escolar seja unido por laço de solidariedade, valorização da família em parceria com a escola, para que possam juntos construir valores éticos e morais; contribuindo assim para construção de uma sociedade mais humana e justa.
Desta forma buscando uma sociedade mais justa e igualitária, tendo uma educação infantil a base do desenvolvimento para formação de indivíduos mais críticos e participativos no decorrer do seu processo ensino aprendizagem, tanto, fisicamente, socialmente, psicologicamente e intelectualmente.
Compreendemos assim, que a escola é um lugar formador de opiniões, assim sendo a ECAJ busca junto aos pais alcançar uma escola de igualdade para todos, onde possamos contar com um ambiente acolhedor e transmitir amor, buscando o apoio dos pais para propiciar a confiança e a auto-estima, como objetivo e meta a serem observadas no decorrer dos próximos anos. Como pessoas responsáveis pelo processo do ensino aprendizagem, realizamos os projetos educativos trabalhando temas como o objetivo de suprir as dificuldades de aprendizagem, de maneira lúdica que facilite o aprender, permitindo que desfrute ao máximo suas oportunidades atuais e futuras.
Diante desta realidade, precisamos de uma escola democrática que o acesso e a permanência de todos favoreçam a igualdade na construção de um mundo melhor, onde o alvo é a construção do saber: escola, família e comunidade.
Por fim, esperamos que o aluno se perceba, como um ser capaz de atuar e transformar a sociedade em que vivemos num mundo melhor.
























Marco Operacional

Trabalhamos com o ideal de formar cidadãos capazes de transformar as injustiças sociais, reivindicar seus direitos e cumprir os seus deveres. A ESCOLA CRECHE ACAP JÚNIOR – ECAJ, parte do princípio que está voltado para o bem estar físico, social e psicológico de cada criança, que a mesma venha respeitar o espaço da escola como sendo seu e como também todo núcleo gestor, bem como procurar realizar o trabalho satisfatório e condizente com a aspiração de todos os seguimentos.
Desenvolvemos as ações, em que os alunos constroem significados a partir de seus conhecimentos já existentes, em que o processo de ensino-aprendizagem significativo, junto com interação dos alunos entre si e com interações do professor na criação de situações de aprendizagem coerentes. 
Em nossa unidade escolar os planejamentos acontecem mensalmente, onde nos reunimos para questionar e compartilhar nosso trabalho com os colegas, identificar os problemas, discutindo a fim de encontrar soluções de aprendizagem e metodologias a ser desenvolvidas com o educando.
As disciplinas trabalhadas dentro do conteúdo de cada educando, com base no parâmetro  curriculares nacional: português, matemática, ciências naturais, ciências sociais e arte (educação infantil). No ensino fundamental: português, matemática, história, geografia, ciências, arte, sendo trabalhado conteúdo do cotidiano do aluno com uma função social para o crescimento da sua vida.
Todos os conteúdos trabalhados com metodologias dinâmicas e bem diversificada, tendo como base PCN’S e os projetos educativos da ECAJ  e alguns livros paradidático que a Escola possui.
A Escola Creche ACAP Júnior – ECAJ, vivencia diversas diferenças no qual refere-se a aprendizagem do aluno. Uma dessa está relacionada a  dificuldade em aprender a ler. Daí surgiu a necessidade de elaborar projetos como: “Viajando no mundo das letras”, com uma metodologia de projeto, voltada totalmente para o lúdico, ou seja, estudar, brincar e aprender. Esse foi o melhor método para suprir as deficiências de aprendizagem, ajudando o aluno a desenvolver estratégias, através do processo interativo, desafiando o aluno a ser o sujeito de sua própria aprendizagem.
Dentro do projeto mãe “Viajando no mundo das letras”, podemos destacar-se alguns projetos de suma importância que a escola vem trabalhando e tendo sucesso, como:
·      Roda de leitura na nossa casa – “Bolsa do saber”.
·      Livro de receitas “Letrinhas saborosas”.
·      Dicionário do saber.
·      Salvando a natureza.
·      Baú educativo.
·      Parceria escola x família – “De mãos dadas”.




















Objetivos
Objetivo Geral
A nossa concepção é voltado para o aprender do aluno, tendo em vista, ampliar os limites do conhecimento, da compreensão, do saber, assim seja, facilitando o processo ensino aprendizagem, visando o bem-estar físico, emocional e intelectual de cada criança, aumentando a possibilidade de aprender em curto prazo, com eficiência.
Objetivos Específicos
·        Desenvolver o aprender do aluno de maneira lúdica, facilitando a aprendizagem de uma forma prazerosa, que cada aluno tenha como desafio a vontade de aprender.
·        Levar o aluno a ser o sujeito de sua própria aprendizagem.
·        Questionar a realidade de cada aluno, utilizando o lúdico, de uma maneira que o ambiente de aprendizagem seja feliz, agradável e de respeito mútuo e convivência sadia para o desenvolvimento individual e coletivo de suas potencialidades como criança.
·        Assegurar aos pais a máxima tranqüilidade, quanto aos cuidados e desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos.
·        Reconhecer e valorizar o processo de ensino e aprendizagem, bem como, fortalecer a auto-estimo; a fim de enriquecer o conhecimento dos alunos.
·        Trabalhar de forma satisfatória o processo de leitura e escrita.
·        Compreender o aluno como co-participativo do processo de ensino e aprendizagem.
·        Contribuir para o sucesso da Educação Infantil, trabalhando o cognitivo e o lúdico das crianças.
·        Reconhecer o Ensino Fundamental como etapa importante para a educação básica.
·        Promover a participação da família e comunidade no processo da aprendizagem de cada criança.
·        Criar mecanismo que estimule o prazer de ler e escrever em cada criança.
·        Organizar o ambiente de aprendizagem através dos projetos da ECAJ.
·        Compreender que a leitura é o requisito fundamental na superação da dificuldade de aprendizagem.
·        Despertar a criticidade da criança, valorizando e respeitando suas opiniões e sugestões.
·        Fortalecer a auto-estima de cada educador, a fim de enriquecer seus conhecimentos para utilizá-las na sua prática pedagógica.

Valores
Foram definidos como valores que devem acompanhar a ECAJ nos próximos anos:
·      Credibilidade: deve ser buscada e conquistada junto à comunidade escolar ou bem dizer à população itaremense.
·      Ética: deve per mear todos os processos.
·      Honestidade: deve fazer parte de gestão em todas as suas fases dentro de uma gestão democrática.
·      Transparência: que a escola seja aberta para comunidade, com atitudes democráticas, diretas e claras e deve estar presente significativamente no emprego de recursos.
·       Autonomia: desenvolver nos educandos um conhecimento que promova a competência do saber, de fazer, de ser, de conviver,  para melhoria da qualidade de vida de cada aluno.
·      Compromisso: dedicação, responsabilidade e integração.
·      Solidariedade: criar no ambiente escolar o espírito mais solidário, onde o amor, a alegria, a participação, a amizade e que a inclusão nunca deixe de existir.
·      Excelência: oferecer aos alunos em ensino de qualidade, aquele que abraça e torna cidadão; onde os mesmos no futuro possam ser dignos e responsáveis.












Visão de Futuro
A Escola enquanto instituição social seja formentadora das Políticas públicas, buscando uma escola onde todos os alunos possam ser capazes de lutar por uma vida melhor e mais humana, visando ações práticas, de cunhos sociais, assistenciais e educacionais, respeitando os valores éticos, morais e sócio-culturais, a fim de promover uma educação de qualidade, inclusão social e o alcance da cidadania plena.


















Missão
A missão da Escola Creche Acap Júnior – ECAJ, ficou assim definida: gerir as políticas públicas tanto no âmbito educacional, social e assistencial, através de ações estruturantes de socialização e melhoria de qualidade de vida tanto da criança, como também da comunidade escolar.
Estabelecer no seu PPP as bases para a educação dos valores morais. Para isto é necessário definir a missão como a contribuição que a escola faz às famílias, aos alunos e à sociedade. Essa missão deve caracterizar a identidade da escola, não podendo ficar no papel, pois precisa ser compartilhada entre todos os afetados pela vida da escola: diretores, professores, colaboradores em geral, famílias, alunos e outros grupos de interesse comunitário. Este envolvimento é crucial para dar vida a uma missão escolar e exige que em cada nível haja comprometimento, inclusão e participação das missões compartilhadas para alavancar a missão geral da instituição.
A missão do órgão educativo define o porquê da sua existência, dá sentido e significado a todas as suas ações. Uma missão sem objetivos mensuráveis torna-se uma missão morta e os objetivos mensuráveis sem missão compartilhada são cegos. Os valores são os que definem como será atingida a missão escolar. Os valores representam a bússola que orienta a tomada de decisão em todos os níveis e por isso é necessário um forte compartilhamento especialmente entre direção, professorados e famílias.











Considerações Finais
Numa Escola é primordial que se tenha qualidade, ensino democrático e um PPP (Projeto Político Pedagógico) bem elaborado, as importâncias dos mesmos estão diretamente ligados a uma boa gestão escolar. Toda escola deveria ter na teoria, e na pratica um PPP, quando falo na teoria, me refiro ao documento propriamente dito, já na pratica são muitos os fatores que impedem o funcionamento, mas não vou entrar na questão. O PPP define a escola, ou seja, resume suas normas e principalmente traça metas a serem alcançadas por todos os membros escolares. Esse documento é vital para um bom funcionamento da escola, principalmente se a mesma possuir uma gestão democrática, o Projeto Político Pedagógico servirá como exemplo para que a escola alcance um ensino de qualidade e duradouro.
Em debates gerados com o grupo gestor e a comunidade local, foram abordados as necessidades da entidade (escola), no seu contexto social como um todo. Portanto ficou  claro e explicado o que é um PPP, pois entender isso é compreender o trabalho pedagógico na sua total plenitude, devem estar na mesma freqüência, ou seja, deve-se dar direito de opinião para todos, porem sempre respeitando o que é essencial e viável para a escola naquele momento. O Projeto Político Pedagógico enquanto organização do trabalho da escola como um todo, está diretamente ligado a princípios que são: igualdade de condições de trabalho para os professores, para acesso e permanência na escola dos alunos, qualidade de ensino, gestão democrática, liberdade e valorização do magistério, por isso que é fundamental sua aplicabilidade. Esses pontos ou princípios são fundamentais para a escola e a comunidade, pois é na manutenção dos mesmos que formamos cidadãos, por isso, que a gestão escolar deve sempre olhar nesse sentido, ou seja, o pedagógico e não somente em aspectos cotidianos ou materiais. A gestão de uma escola que quer ter qualidade de ensino, não deve achar uma tarefa fácil, pelo contrário, é uma tarefa árdua que deve sempre estar em reflexão coletiva com os membros da escola e comunidade. Primeiramente os gestores devem ter em mente que dividindo a gestão ou partilhando idéias entre todos, a escola cria sua identidade própria e também resolve os problemas pertinentes daquela comunidade, dando assim, lugar para que gerações futuras também possam desfrutar desse método democrático, por isso que acreditar que todos nós possamos entender esses processos, principalmente vindo de uma gestão escolar é o pontapé inicial para a ação coletiva na escola.
Minha consideração final fica como mensagem para todos, pois para termos um ensino, onde todos os aspectos serão abrangidos e a qualidade seja fator principal, temos que ter uma escola unida, ou seja, gestão escolar participativa, onde a comunidade (professores, alunos, pais e direção) tracem metas e objetivos comuns, o famoso PPP, Projeto Político Pedagógico. Muitas escolas o têm ,porém  poucas põe em pratica o que está escrito, nem sequer modificam de um ano para o outro. Nessa realidade nua que nos é dada, basta termos consciência do assunto abordado nesse texto, para que possamos modifica - lá, recria - lá, reconstrui-lá, ou seja, e que esse PPP nos dé direção para todas as ações da escola daqui para frente, com objetivo de que seja avaliado anualmente, levando em conta as políticas públicas e estratégias da escola.
Ao concluir este documento coletivamente, a ESCOLA CRECHE ACAP JÚNIOR – ECAJ  terá dado um grande passo, não apenas pela definição do trabalho pedagógico, mas pela vivência de um trabalho onde foi possível exercitar a cidadania, de forma solidária, crítica, no sentido de transformação e diluir assim, as injustiças e desigualdades sociais.
























Referências Bibliográficas


·        MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa & CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 48p.
·        FERNANDES, Cláudia de Oliveira & FREITAS,  Luiz Carlos de. . Indagações sobre currículo: Currículo e Avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 44p.
·        GONDIN, D. A prática do planejamento participativo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1994. VEIGA, I. P. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 13. ed.Campinas: Papirus, 2001.
·        GADOTTI, Moacir – Projeto Político Pedagógico da Escola – Fundamental para sua realização. In GADOTTI Moacir e ROMÃO, José e (orgs.) – Autonomia da Escola – Princípios e propostas. São Paulo Cortez. 1997.